domingo, 30 de maio de 2010

Xanana's visit!!!

Pois é, eu sei…. Talvez sejam muitas emoções, muitas personalidades para um ano só, mas proporcionou-se mais um grande encontro com uma das personalidades de Timor que eu mais respeito.
Quando o presidente Ramos Horta visitou a aldeia remeteu já algumas questões para a visita do primeiro-ministro, prevendo já a sua visita dentro de algumas semanas.
A verdade é que, como normal, o aumento de tensão foi-se notando e foi-me contagiando: ensaios, preparativos, etc. Mas tudo transbordou quando fomos abordados no sentido de dar corpo a uma tradição neste tipo de visitas, isto quando o visitante esta predisposto em seguir estas tradições; é que com a visita do presidente nada do que vos vou contar aconteceu.
Acontece que, segundo o que me apercebi, é costume o visitante, neste caso o Sr (Primeiro Ministro) Xanana Gusmão antes de dar entrada no centro da aldeia, perder uns minutos numa das primeiras casas por onde passe, para lhe serem colocados alguns adereços tradicionais, e depois sim, ser convidado a entrar na aldeia.
Claro que, com tudo isto, as minhas expectativas de tirar uma foto ao lado deste que foi um dos grandes heróis desta ilha, foram multiplicadas por dez.
A visita de uns inspectores no dia anterior, para verificar se havia água, etc., passou-me também a mensagem de que o primeiro-ministro seria esperado pelas 8horas. Aproveitei também para lhes dizer que o esquentador estava avariado e que a televisão ainda não tinha vindo de arranjar…;)!
Sendo assim, o dia começou bem cedo, pouco antes de o dia nascer, com as primeiras marteladas do sino, seriam aí umas 06:17, levantei-me para uma corrida matinal (treino rigoroso). Esperei por um pouco mais de claridade e iniciei percurso. Mas acontece que, aquele murmurinho habitual, de gritos melódicos, pessoas a circular pelas montanhas… estava um pouco aumentado, com um movimento invulgar de veículos, altifalantes a espalhar avisos para a população… muito por culpa deste cenário, não consegui evitar pensar que chegaria atrasado para abrir a porta ao Xanana!
Acontece que o homem chegou eram umas 11:12 horas. Mas a espera serviu para recolher umas boas fotografias:






















































Quando o câmara men caiu no erro de me deixar a maquina depois de eu lhe indicar onde era o WC…





























Mas as pessoas foram-se acumulando e eu não estava a ver facilitado o meu objectivo. Enquanto ele era preparado, estavam umas nove pessoas a rodeá-lo de silêncio, até que peguei nas minhas cordas vocais e quebrei aquilo ao pedir-lhe um minuto para uma foto conosco.

























Ele fez-se de difícil, mas nos entretantos acabou por ser apanhado por alguns flashes ;)!



























Depois lá foi ‘libertado’ para dar entrada na aldeia ladeado por tambores, cantares e aglomerados de gente.


































































Pelas 17h ainda discursava para a população


















































Foi nesta altura que, por momentos, pensei ser a única pessoa sóbria nas redondezas: tudo dançava e cantava, outros olhos brilhavam enquanto alguns galos perdiam a vida…
Ah! …o gerador ficou ligado por cerca de 24h…. a fazer lembrar hábitos longínquos;)!

6 comentários:

  1. lool... acho a 5ª foto, sintomática, de todo.

    ResponderEliminar
  2. Irmao, ja uns tempos que nao vinha aqui. Tenho de ver isto com mais calma. Gostei da foto q tas com o do capacete. Pareces aquele apresentador de TV q anda sempre de Boina, o q fazia a revolta dos pasteis de nata...

    Vou guardar a revista do hospital onde apareces. levo pra scannear e mando-te.

    Grande abraço e foi bom ouvir-te do outro lado do mundo pelo telemovel.

    Grande abraço.

    Pedro

    ResponderEliminar
  3. Passei ca para ler as novidades! ... acho que esse mundo te vai deixar tantas saudades...bjs mil!

    ResponderEliminar
  4. Oi, Peter!
    E a visita do X., permitiu mudar alguma coisa (para melhor) na aldeia?...
    Um abraço do (Zé) Alberto, Sandra e Zé Pedro
    PS: Continua a trabalhar essa "veia"... fotográfica!

    ResponderEliminar