quinta-feira, 1 de abril de 2010

viagem a tutuala (& ilha de Jako)

…duas espécies raras numa só foto;)!























Baucau, bem ao lado do restaurante Amália.






















…depois espera-se que as gotas sequem naturalmente ao mesmo tempo que o corpo restabelece a temperatura.





















…aquilo ao fundo é uma estatua…



























Esta também é uma estatua (também em Baucau), mas com utilidade ;).





A caminho de Tutuala; respeitinho a estes bichos (karaus), (às vezes) a terra treme por culpa deles…:)!!!







O caminho fez-se bem, com muitas imagens, muitos arrozais; ás vezes viam-se crianças a querer imitar a ‘liberdade’ dos karaus – nuas, a rebolar na lama dos terrenos em jeito de brincadeira.







Á chegada a Tutuala, a ‘cereja em cima do bolo’!



















Em Tutuala, o ponto da ilha mais perto da ilha de Jako. Ficamos lá numa cena tipo um aldeamento constituído por meia dúzia de casotas tradicionais (que tinham um quarto com uma varandinha) viradas pró mar, que estava ali a 20 metros. Tínhamos comprado comida antes, porque se não ficávamos mal servidos lá, gastávamos mais dólares, e o risco de trazermos no regresso uma infecção qualquer era considerável; não havia água doce sem ser engarrafada… mas tinha painéis solares (luz).




A viagem de barco até á dita ilha de Jako, mesmo ali ao lado, foi tipo o primeiro verso de uma quadra que se revelou muito boa…. Se não tivesse levado os óculos mergulho, quase podia comparar aquela situação a outras por que já passei; mas assim que meti o nariz debaixo de agua… ‘cidades!!! ‘(dizia eu) …e eram! Grandes movimentações de peixes e cores… tantas texturas que não me atrevi a tocar… e á medida que me afastava, um cenário diferente, cada vez mais forte: um peixe que ainda não tinha visto, uma planta com uma cor diferente… foi talvez por isso que passei 72% do tempo na água. Foi pena não ter uma companhia que atenua-se também algum cagaço em me afastar um bocado mais da costa, pelas hipóteses de dar de caras com alguma coisa que me corta-se a respiração… (uma Sereia por exemplo ;p!).








Isto tudo sem arpões nem redes…deram à costa:)!










“… tudo parece estar recheado de uma falta de exploração …alguma ‘virgindade’, tudo parece estar a começar a ser descoberto, não há grandes acessibilidades nem cafés, quanto mais explanadas e pousadas… “

No regresso, em Com










































Senhoras simpáticas!o sr la atrás não acordou enquanto arranhei umas conversas com elas:)!
Pediu-me identificação, tentei explicar que o passaporte estava em Díli por causa do visto etc., mas nada, soube que este sorriso me enganou assim que senti a ventosa na testa!!;)!!



Aqui mais relaxado, mas sempre de dedo no gatilho :), e aquele fio de elasticos são louvores de guerra;)!













Postal 1



Postal 2




Depois de 32min a combater a vergonha e de uns toques na bola ;); enquanto mais um pneu do jeep era remendado.

1 comentário: