segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

07/12/09

O dia começou muito cedo, 5:30. Aqui não há só aglomeração de pessoas em pequenos espaços, os galos e as galinhas também acompanham esta tendência e acordam muito cedo com cânticos á desgarrada. Depois de um bom banho de ‘tigela’ e de um pequeno-almoço bastante bom, toca a lavar alguma roupa e estudar uma outra palavra de Tétum. Pude aperceber-me pelo stock de roupa que o Aurélio trazia na pasta dele, que nas montanhas esta mais complicado para lavar a roupa; ou se transporta a água para casa, ou tem que se ir ao rio, e a água parece que não abunda nesta época.

Amanha esta prevista a subida á montanha, onde devo ficar mais permanentemente, por isso aproveito o dia de hoje para tentar encontra-me com algumas pessoas, alguns contactos que me forneceram, que não conheço bem, mas que importa conhecer para aumentar o círculo e não ficar tão dependente do dia-a-dia dos meus parceiros, os ISJD.

Entretanto esta noite abri a pestana – 3 e pico da manha, horas decentes em PT, e lá consegui ter as primeiras conversações.Contei algumas coisas rápidas: que tive pena não ter conseguido publicar o vídeo do protesto da Fretilin, que estava bem, etc. E lembrei-me da toma do Mephaquin. Aqui ninguém valoriza esse medicamento. Os efeitos secundários mais um ou outro mito de que não faz nada a não ser mal ao organismo, de que se tiver que apanhar apanho na mesma… que o irmão Zé Antº tratou a malária que apanhou só com plantas medicinais dá para uma pessoa se questionar… mas eu lá vou tomando. Hoje senti uma dor nas costas, nada de grave, mas uma pessoa começa logo a pensar se não será efeito secundário do raio do medicamento ou de uma ou outra picada que já fui sendo vitima apesar do repelente.

Pelas 10 e pico saio de casa depois de falar com a Clarice e de ter rejeitado a boleia dela com o pretexto de ir andando ao meu ritmo, de tentar estar mais próximo dos locais, de me misturar portanto. Bem, depois de alguns minutos a seguir a berma da estrada ao calor reparei que foi má opção; levei uns 40’ a chegar lá e deviam estar uns 42 graus. Conheci mais uns amigos portugueses que por cá decidiram ficar a trabalhar (e não eram militares); e almoçamos por lá uma salada de polvo mais um batido. Trouxeram-me a cada – consegui dar-lhes as indicações por entre as ruelas cinzentas de poeira a rodear linhas de água secas mas preenchidas com animais (porcos, cabras, etc.), crianças, homens a crivar areia, pequenas regos húmidos de esgotos, algum lixo a saltear tudo isto e muitos sorrisos gratuitos, muitos cumprimentos aos Malai’s que vão passando frequentemente.

Depois de chegar e de satisfazer a sede que tinha acumulado, chegam os meus parceiros de casa. Começa-se inconscientemente a preparar uma sesta, o corpo já vai pedindo algum desse descanso. Eu não consegui resistir a um valente sono depois de uma pequena sessão de leitura. E acordo de um sono pesado (que me faz pensar se este não foi o verdadeiro sono e se de noite é que ando a fazer as sestas) com o telemóvel a tocar. Eram os meus pais a ligarem-me, soube bem ouvi-los! Entre muitas outras coisas, foi bom sentir uma certa união na maneira como falaram comigo; e trocamos tranquilizantes (…).

De tarde o céu ameaçou e choveu mesmo, gotas grossas a martelar no telhado de zinco quase a fazer lembrar estilhaços de qualquer coisa. Um dia destes começa a ser complicado fazer o caminho Laclubar-Dili por causa das chuvas, eles têm-me assustado com as condições do caminho.

Esta acaba por ser uma época meio especial, depois do fim-de-semana, hoje e amanha é feriado, a maior parte dos Malai’s parece que estão fora da cidade (fala-se que atulhavam a ilha de Jako – paradisíaca, tenho que lá ir sem falta, e Bali – também é a zona onde penso dar uma escapadela mais longa), e começam por outro lado a preparar as viagens de Natal. Eu começo a preparar-me para entranhar-me ainda mais na ilha, na língua, na cultura, nas necessidades.

No silencio da noite, dou por mim a sentir ao longe ruídos de sirenes, buzinadelas, transito, chego até a assomar-me á janela a pensar que se possa tratar de mais um protesto desta feita mais aceso, mas não, oiço só mais um galo a cantarolar aqui, outro cão a ladrar lá longe, e reparo que a minha cabeça ainda não esta bem calibrada para estas noites.

08/12

Acordo um tempo antes de ouvir os cânticos dos Irmão na casa ali ao lado, cerca das 05:30 – este pessoal não brinca. Estou a ficar fã do banho de tigela, se bem que acho que se gasta mais água, mas sabe mesmo bem.

Acho que ainda aqui não disse, mas aqui a rede Optimus não tem roaming e por isso não tenho ligado o respectivo cartão, comprei um cartão dos daqui (00670 7617856), podem mandar mensagens ou perder a cabeça e trocar umas palavras comigo, eu estou longe e prometo que não conto a ninguém algum ou outro segredo:)! Na montanha a rede vai estar mais circunscrita a uma pequena zona que, ao que parece fica a 30’ de caminho a pé; embora haja rumores de que muito em breve toda a ilha vai estar abrangida por rede de telemóvel.

Hoje parece que há por aqui a inauguração de uma catedral; não sei se é por isso que se ouvem uns voos de helicóptero mais rasos á terra. Vou pensar que sim, ou que se trata de mais um exercício de treino com efeito e justificação duvidoso.

Entretanto recebo de longe uma noticia que transporta para bem perto. Vou ser obrigado a actualizar o meu currículo e acrescentar o título de Tio! Entretanto, daqui ate ao momento certo, espero estar á altura do ‘cargo’ e não perder muito dos primeiros momentos de vida. Apesar de muito longe geograficamente, fico a torcer para que até esse dia, tudo corra muito bem que se vivam bons momentos de gravidez e tudo o que isso envolve.

8 comentários:

  1. Parabéns ao Tio Pedrito :)

    Espero que gostes do teu novo lar...
    Aprecia cada gesto por aí cheio de uma simpliciadade que enche a alma!

    Beijinhos mil

    ResponderEliminar
  2. Mano!!
    Só hoje tive acesso a net. sem saber desliguei a ficha onde tinhas tu tinhas ligado o router... e só hoje tive tempo de o procurar e encontrar a complementar a tua bateria!!! Espero que tudo esteja a correr pelo melhor por aí! já li que por aqui a familia vai aumentar:-) A natureza está sempre a complementar-se:-) um abraço e um beijo das gatas(que sentem a tua falta na hora de comer:-)). Abraço!!!saudades...

    ResponderEliminar
  3. Olá cunhadinho, acho que vai correr tudo bem... Faltas aqui tu para me acalmares, mas tenho lido o teu Blog, estou a par das tuas novidades... Qualquer coisa ligo-te. Sei que estás a torcer por nós e que ficas triste por não acompanhares esta minha evolução para uma versão da Popota, mas se calhar ainda me apanhas numa fase de transição!... :-p. Muitos beijinhos. Sentimos saudades.

    ResponderEliminar
  4. Bem... espero que continues a ter oportunidade de nos pôr a par e passo desta tua aventura.
    Pelo teu diário sinto-te inspirado e curioso em saber tudo e aprender com todos... é mesmo esse o estado de espirito ;) aproveita cada minuto!
    Que tudo corra sempre pelo melhor, que nós por cá continuamos na espectativa de ler as novidades do dia a dia.

    BJ
    VC

    ResponderEliminar
  5. Tás em grande mano...Mas que experiência...e tas um grande escritor...Vais deixar de certeza o teu nome marcado nesse mundo..tou a imaginar o pedro gonçalo rodeado de criançada todo contente:)aquele abraço e não te desejo que corra tudo bem porque ja sei que vai correr...

    ResponderEliminar
  6. primaço es o meu idolo acerio! tens uma coragem e determinação fora do normal... se vires o xanana da-lhe um abraço e traz la um dragão de komodo pra mim!!!! abraço

    ResponderEliminar
  7. Recebemos o teu SMS, o nosso chegou ai e o teu tambem veio rapido... :D

    Mando-te umas fotos do jantar de Natal que ja se notou a tua falta, pois os fotografos foram fracos... LOL

    Eu como sempre nao fui, mas desta vez tive desculpa de estar a fazer Noite :P

    Criei um blog no photoblog pra ir metendo algumas fotos daqui do pessoal para tambem puderes acompanhar ;)

    http://www.photoblog.com/AmigosDoBarros

    mando-te por email os dados de acesso pra se quiseres meter alguma foto tambem pudermos.

    Grande Abraço, dos teus colegas e amigos.

    Pedro e Luis,

    Ps: vou tirar a medicação que o Luis está a chatear que ja tirou a dele e ja deu...

    ResponderEliminar
  8. Olá Gonçalo,
    Pelo que li sinto-te muito bem, excitado, super curioso, a aproveitar cada instante dessa experiência. Quando voltares vais querer mais, vais ver... Torna-se um vício! :) A Melissa deu-me o link para este teu blogg e ainda bem. Assim, de vez em quando, vou acompanhando as aventuras. Olha, um grande abraço e feliz natal. Depois tens de contar celebram o natal e o fim-de-ano por aí. E parabéns por estares a caminho de ser tio! Cristina (prima do Hugo)

    ResponderEliminar